ComScore analisa como o uso da web está definindo mercado atual

Relatório revela que consumidores no Brasil passam mais de 27h por mês online em seus computadores, representando a média mais alta de envolvimento de todos os oitos mercados latino-americanos analisados

A comScore divulgou na quinta-feira, 7, o relatório anual ‘2013 Brazil Digital Future in Focus’ que examina como as tendências predominantes no uso da web, mídia social, vídeo online, anúncios digitais, dispositivos móveis e buscas estão definindo o mercado atual. O material destaca que os consumidores no Brasil passam mais de 27h por mês online em seus computadores, representando a média mais alta de envolvimento de todos os oitos mercados latino-americanos analisados.

“O cenário digital brasileiro mostrou uma mudança significativa em 2012, causada pela forte ascensão das redes sociais”, declara Alex Banks, diretor executivo da comScore para o Brasil & vice-presidente na América Latina. “À medida que esses veículos continuem a crescer, estarão promovendo novas e excitantes oportunidades para meios de publicação que querem atrair audiências e empresas que desejam alcançar consumidores.”

O relatório revela que a audiência da internet no Brasil continua relativamente jovem, com 18% dos usuários com idades entre 18-24 anos e 30% entre 25-34. Já telefones celulares e tablets estão se tornando mais importantes no cenário da internet brasileiro. Visualizações de páginas em dispositivos que não são PCs (por exemplo, smartphones e tablets) bateram um recorde, com quase 6% dos page views totais consumidos pelos brasileiros durante dezembro de 2012.

O Retail online continua a crescer no Brasil, com o número total de visualizações de página de categoria alcançando 9% de aumento durante 2012. O Mercado Livre continua sendo a principal propriedade de Retail, alcançando mais de 14 milhões de visitantes em dezembro.

Sites de redes sociais capturam a maior porcentagem do tempo dos consumidores no Brasil, com 36%. O Facebook ascendeu como um forte líder da categoria, com quase 44 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2012, 22% a mais que no ano anterior.

O consumo de vídeo online no Brasil cresceu 18% em 2012. Google Sites (YouTube) continua sendo o principal site de vídeo, enquanto Vevo ficou em segundo lugar. O Facebook foi uma das propriedades de vídeo com crescimento mais rápido, com um crescimento de mais de 400%.

Fonte: Proxxima